Influência do tempo de intervalo entre séries e exercícios sobre o número de repetições e volume de um programa de atividades do método pilates
Abstract
Assim como em outros métodos, diferentes variáveis fisiológicas compõem a prescrição de exercícios no Pilates, como a quantidade de exercícios, necessidade ou não de séries, número de repetições, ordem dos exercícios e, não menos importante, o tempo de intervalo entre um estresse muscular e outro. Sabendo que o tempo de recuperação entre as séries ou exercícios pode influenciar de maneira relevante em diferentes aspectos como, redução da disponibilidade de Adenosina Trifosfato (ATP), acidose muscular e concentração de Lactato, é interessante observar como essas variáveis poderiam interferir em alguns aspectos da prescrição e execução do exercício no Pilates, como a capacidade de repetir os mesmos movimentos mantendo uma postura correta e um volume de treinamento seguro e ao mesmo tempo eficiente. Com isso, o objetivo desse estudo foi o de refletir sobre o efeito do tempo de intervalo sobre o número de repetições e volume de exercícios no método Pilates. Para isso, foi realizado um levantamento científico nos bancos de dados da Bireme, Pubmed e Scielo nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola com o intuito de alcançar dados que possam contribuir com o método, já que estudos nesse escopo ainda são inexistentes no mesmo. Os diferentes estudos analisados sugerem que o tempo de intervalo pode influenciar de forma direta diante do número de repetições e do volume de exercícios, ou seja, no resultado e qualidade dos movimentos realizados pelo praticante.
Palavras-Chave: Pilates; Tempo de intervalo; Volume.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).