O efeito do exercício físico em mulheres na menopausa: uma revisão de literatura
Resumo
O presente estudo traz à discussão os efeitos benéficos gerados pelo exercício físico em mulheres no período da menopausa, levando em conta as alterações fisiológicas enfrentadas nesse período onde ocorre o declínio de hormônios como estrogênio, representando final do ciclo reprodutivo da mulher. O objetivo desta revisão foi identificar as principais evidências cientificas relacionada ao efeito do exercício físico sobre a pressão arterial em mulheres no estágio de vida na menopausa. A metodologia escolhida para esta pesquisa foi feita a partir de uma breve revisão de literatura com base nos estudos publicados entre 2006 e 2011, com base de dados no google acadêmico e scielo. Dentre os resultados encontrados destacamos os efeitos do treinamento aeróbio em mulheres com hipertensão demonstrou uma redução média na pressão arterial sistólica e diastólica de 10,8 e 8,2 mmHg, respectivamente. Outros estudos realizados para verificar a redução da pressão arterial após exercício dinâmico crônico mostrou que mulheres hipertensas apresentam redução de cerca de 14,7 mmHg, em relação a pressão arterial sistólica. E em relação à pressão arterial diastólica, os resultados mostram que 89% das mulheres apresentaram uma redução média de 10,5 mmHg. Observamos por meio dos estudos analisados que o exercício físico se praticado regularmente com controle da frequência e intensidade, pode ofertar benefícios para a saúde de mulheres na menopausa e na pós-menopausa, melhorando a qualidade de vida dessa população. Dentre os benefícios encontrados estão tanto benefícios físicos quanto psicológicos reduzindo ou amenizando os sintomas deste período fisiológico.
Palavras-chave: Menopausa; Exercício Físico; Gênero.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).