Perfil atitudinal de clientes em uma academia de ginástica segundo um modelo teórico específico
Abstract
O presente estudo busca integrar conceitos básicos teóricos e análise de dados relevantes e atualizados, a fim de identificar o perfil atitudinal dos clientes em uma academia de ginástica com relação a satisfação e fidelização utilizando um modelo teórico específico, pois para as academias de ginásticas se manterem no mercado competitivo é necessário gerenciar de forma proativa o relacionamento com os clientes. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, onde utilizou a técnica de aplicação de um questionário semiestruturado com objetivo de identificar os níveis de satisfação e fidelização. Essa coleta de dados foi realizada em uma academia de ginástica situada no bairro de Padre Miguel onde contou com a participação de 70 clientes matriculados, de ambos os sexos, com idade entre 15 e 81, nos meses de agosto e setembro. Com base no estudo de caso foi observado que a maioria dos clientes são ditos como reféns, pois não estão satisfeitos com os serviços, mas são fiéis e estão na academia por conveniência ou pelos profissionais.
Palavras-chave: Cliente; Satisfação e Fidelização; Fitness; Academias.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).