O ESTUDO DE CASO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NO TEÓRICO-PRÁTICO ENSINANDO COMPREENDENDO A TURMA

Authors

  • Leandro Santos Andrade

Abstract

O presente estudo de caso pretende além de mostrar uma experiência pedagógica aos Estudantes do ensino fundamental II, como também fazer dessa tal prática uma forma de auto-avaliação docente durante a sua ação e entender se porventura o alunado que estão absorvendo tais conhecimentos apresentado na Educação Física de maneira teórico-prático durante as suas aulas. Deste modo, o objetivo desse estudo de caso é mostrar instrumentos didáticos e pedagógicos possíveis que podem contribuir no crescimento docente e aprendizado dos discentes nesse contexto. Para o desenvolvimento deste artigo, foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa em uma escola federal do Estado de Sergipe, codificando algumas aulas teóricas e práticas da disciplina, cujo o público foram de 29 alunos e com a utilização de alguns materiais didáticos, metodologias de ensino e tecnológicos para devidos fins educativos. Portanto, após todo este processo de ensino o percentual obtido pelo docente nessa ação foi de 62,5% dos 16 pesquisados sendo que desses apresentados somente 7 atingiram a nota máxima correspondendo aos dois itens. Portanto, a metodologia de ensino aplicada e as ferramentas construídas durante o processo pedagógico nessa ação foram importantes para o docente entender o nível de compreensão da turma durante o conhecimento aplicado.

Palavras-chave: Docência; Ensino; Metodologia.

Published

2017-07-17

How to Cite

ANDRADE, Leandro Santos. O ESTUDO DE CASO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NO TEÓRICO-PRÁTICO ENSINANDO COMPREENDENDO A TURMA. Revista Carioca de Educação Física, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 26–34, 2017. Disponível em: https://www.revistacarioca.com.br/revistacarioca/article/view/42. Acesso em: 16 oct. 2025.

Issue

Section

Artigo original