FREQUÊNCIA AUTOCONTROLADA DE CONHECIMENTO DE RESULTADOS E SEUS EFEITOS NA APRENDIZAGEM DE UMA HABILIDADE MOTORA DISCRETA EM ADOLESCENTES
Resumo
Estudos como o de Chiviacowsky, et al (2006), comprovam a eficácia da utilização do feedback autocontrolado na aprendizagem de habilidades motoras discretas (adultos e idosos). Porém, não se observa comprovação científica sobre a mesma eficácia em relação aos adolescentes. Nesse estudo, pretendeu-se verificar se a frequência autocontrolada de conhecimento de resultados apresenta efeitos satisfatórios para os adolescentes. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o teste laboratorial, procedimentos apresentados por Chiviacowsky et al (2006). Os grupos foram divididos em 10 indivíduos que receberam frequência de CR autocontrolada e 10 indivíduos que receberam frequência de CR externamente controlada. Os resultados foram analisados com o SPSS 17.0. Verificou-se que não existe diferença significativa entre as tentativas, entre os blocos de tentativas e entre as fases de aquisição e retenção. Conclui-se que a aprendizagem ocorreu de maneira mais eficaz no grupo EC enquanto no AC observou-se apenas a melhora no desempenho.
Palavras Chaves: aprendizagem motora; feedback; frequência autocontrola
Referências
CHIVIACOWSKY, S., MEDEIROS, F., SCHILD, J. et al. Feedback auto- controlado e aprendizagem de uma habilidade motora discreta em idosos. Revista Portuguesa da Ciência do Desporto, v.6, n.3, p. 275-280, out. 2006.
CHIVIACOWSKY, S., MEDEIROS, F., KAEFER, A (2005). Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em crianças. In: Ciência e Cultura – Pet Premier. Educação Física: A consolidação como profissão e campo acadêmico, Pelotas.
CHIVIACOWSKY, S. Efeitos da frequência do conhecimento de resultados controlada pelo experimentador e autocontrolada pelos sujeitos na aprendizagem de tarefas motoras com diferentes complexidades. Lisboa, 2000, 371p. Dissertação (Doutorado). Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. Disponível em: http://tede.ibict.br. Acesso em: 10 mai. 2010.
CHIVIACOWSKY, S.; MEDEIROS, F.& KAEFER, A. “Feedback” autocontrolado e aprendizagem de uma tarefa motora com demanda de força. Revista Bras. Educ. Fís. Esp., v.21, n.1, p. 27-33, jan./mar., 2007. Disponível em: www.revistasusp.sibi.usp.br. Acesso em: 16 mai., 2010.
CHIVIACOWSKY, S.; PINHO, S.; ALVES, D.& SCHILD, J. “Feedback” autocontrolado: efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora específica do golfe. Revista Bras. Educ. Fís. Esp., v.22, n.4, p. 265-71, out./dez., 2008. Disponível em: www.usp.br. Acesso em: 10 mai. 2010.
LADEWIG, I. A importância da atenção na aprendizagem de habilidades motoras. Revista Paulista de Educação Física, v. 3, p. 62-71, 2000.
MAGILL, R. Aprendizagem e Performance Motora: conceitos e aplicações. 5. ed. São Paulo: Edgar Blucher, 2000.
PAYNE, V. & ISAACS, L. Desenvolvimento Motor Humano: uma abordagem vitalícia. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
PELLEGRINI, A. M. A aprendizagem de habilidades motoras I: o que muda com a prática? Revista Paulista de Educação Física, supl. 3, p. 29-34, 2000. Disponível em: www.usp.br. Acesso em: 15 mai. 2010.
SCHMIDT, R. Aprendizagem e Performance Motora: dos princípios à prática. São Paulo: Movimento, 1993.
TANI, G. Comportamento Motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
TREPTOW, J.; CHIVIACOWSKY, S.(2008). Efeitos da frequência autocontrolada de conhecimento de resultados na aprendizagem de diferentes programas motores generalizados. In: XVII Congresso de Iniciação Científica. X Encontro de Pós-Graduação, nov. 2008. Disponível em: www.ufpel.edu.br. Acesso em 18 mai., 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).