FREQUÊNCIA AUTOCONTROLADA DE CONHECIMENTO DE RESULTADOS E SEUS EFEITOS NA APRENDIZAGEM DE UMA HABILIDADE MOTORA DISCRETA EM ADOLESCENTES

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Resumo

Estudos como o de Chiviacowsky, et al (2006), comprovam a eficácia da utilização do feedback autocontrolado na aprendizagem de habilidades motoras discretas (adultos e idosos). Porém, não se observa comprovação científica sobre a mesma eficácia em relação aos adolescentes. Nesse estudo, pretendeu-se verificar se a frequência autocontrolada de conhecimento de resultados apresenta efeitos satisfatórios para os adolescentes. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o teste laboratorial, procedimentos apresentados por Chiviacowsky et al (2006). Os grupos foram divididos em 10 indivíduos que receberam frequência de CR autocontrolada e 10 indivíduos que receberam frequência de CR externamente controlada. Os resultados foram analisados com o SPSS 17.0. Verificou-se que não existe diferença significativa entre as tentativas, entre os blocos de tentativas e entre as fases de aquisição e retenção. Conclui-se que a aprendizagem ocorreu de maneira mais eficaz no grupo EC enquanto no AC observou-se apenas a melhora no desempenho. 

Palavras Chaves: aprendizagem motora; feedback; frequência autocontrola

Biografia do Autor

Marcia Miranda, UERJ UNISUAM

Mestrado em Educação Física UGF

Docente do CAp UERJ

Docente graduação em Educação Física da UNISAUM

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Publicado

2018-07-05

Como Citar

MIRANDA, Marcia. FREQUÊNCIA AUTOCONTROLADA DE CONHECIMENTO DE RESULTADOS E SEUS EFEITOS NA APRENDIZAGEM DE UMA HABILIDADE MOTORA DISCRETA EM ADOLESCENTES. Revista Carioca de Educação Física, [S. l.], v. 13, n. 1, 2018. Disponível em: https://www.revistacarioca.com.br/revistacarioca/article/view/47. Acesso em: 16 out. 2025.

Edição

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Artigo original