Motivação nas aulas de Educação Física entre alunos concluintes do Ensino Médio
Abstract
Esta pesquisa apresentou como objetivo geral identificar se os alunos concluintes do ensino médio apresentam motivação para participar das aulas de Educação Física. Como objetivos específicos buscou-se identificar a concepção dos referidos estudantes acerca da disciplina de Educação Física. A amostra foi composta por 93 alunos de 3 instituições de ensino estaduais do município de Ponta Grossa-PR e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário contendo 4 questões abertas referente a motivação dos alunos nas aulas. Os resultados obtidos evidenciam que 78,4% dos estudantes se apresentam motivados para participar da Educação Física e as justificativas elencadas referem-se a preocupação desses adolescentes com questões relacionadas a saúde. Quanto ao entendimento desses jovens em relação a Educação Física, constatou-se que mais da metade dos adolescentes relacionam a referida disciplina com a realização de atividades físicas e melhorias na qualidade de vida, evidenciando desse modo que, apesar do esporte ser o conteúdo predominante nas aulas, existe uma percepção positiva da referida área do saber com a difusão de conhecimentos oriundos da dimensão biológica e da saúde.Riferimenti bibliografici
ANDRADE, T. E.; TASSA, K. O. M. E. Motivação nas aulas de Educação Física no ensino médio. Revista Digital Buenos Aires, ano 20, n. 203, 2015.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BETTI, I. C. R. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Revista Motriz, Rio Claro, v. 1, n. 1, p. 25 - 31, junho, 1999.
BRANDOLIN, F.; KOSLINSKI, M. C.; SOARES, A. J. G.. A percepção dos alunos sobre a educação física no ensino médio. Revista de educação física UEM, v. 26, n. 4, p. 601-610, 4. trim., 2015.
CHICATI, K. C. Motivação nas aulas de educação física no ensino médio. Revista da Educação Física UEM, v. 11, n. 1, p. 97-105. 2000.
DARIDO, S. C. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 18, n. 1, p. 61-80, jan./mar., 2004.
FERNANDES, R. C., EHRENBERG, M. C. Motivação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio: uma análise na perspectiva dos discentes. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas – 2012.
FRANCHIN, F.; BARRETO, S. M. G. Motivação nas aulas de educação física: um enfoque no ensino médio. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 1., 2012, São Carlos. Anais... São Carlos, SP: UFSCar, 2006.
INSTITUTO Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica, - Notas Estatísticas, Brasília, fevereiro de 2017. Disponível em:< http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf>. Acessado em 22 de outubro de 2017.
KUNZ, E. Transformação Didático-Pedagógica do Esporte. Ijuí: Unijui, 1994.
MARTINEZ, R. V. O desinteresse dos alunos do ensino médio nas aulas de Educação Física. Monografia. (Graduação). Curso de Educação Física. Universidade Federal do Matogrosso do Sul- MS. Corumbá, 2014.
MARTINS JUNIOR, J. O professor de Educação Física e a Educação Física escolar: como motivar o aluno? Revista da Educação Física UEM, Maringá, v. 11, n. 1, p. 107-117, 2000.
NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 4. ed. Londrina: Midiograf, 2006.
PERES, A.L.X.; MARCINKOWSKI, B.B. A motivação dos alunos do ensino médio: realização das aulas de educação física. Cinergis, v.13, n.4, p.26-33, Out./Dez., 2012.
PIZANI, J.; et al. (Des) motivação na educação física escolar: uma análise a partir da teoria da autodeterminação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 2016; 38 (3): 259-266.
RUSSO, E. L. Os conteúdos e os métodos desenvolvidos nas aulas de educação física escolar. Dissertação (Mestrado) - Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2010.
SEDORKO, C. M.; FINCK, S. C. M. Sentidos e significados do esporte no contexto da Educação Física escolar. Revista da Educação Física UEM. V. 27, n. 1, 2016.
TEIXEIRA, F. A.; MOLETTA, A. F. Motivação nas aulas de Educação Física. Anais do X Encontro nacional de Educação – EDUCERE. Pontifícia Universidade Católica do Parana- PUC, Curitiba, 2011.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).