ESTRATÉGIAS PARA A ADOÇÃO DE HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS EM ESCOLARES: UMA PROPOSTA DE MELHORIA
Abstract
Proposta de melhoria numa Escola Pública do interior do estado de Sergipe, com a inclusão de crianças e adolescentes em estratégias de hábitos de vida saudáveis. Para a obtenção das informações foram aplicados um questionário e a criação de uma proposta de melhoria com ações voltadas para hábitos de vida saudáveis através da prática de atividade física. Como o ambiente escolar é um espaço que deve ser utilizado para a difusão de ideias e informações, assim começar com a adoção de hábitos saudáveis dentro da escola, orientando os alunos inicialmente e consequentemente o incentivo a adotar mesmo quando não estiverem mais participando da vida escolar, ou seja, que levem para toda as suas vidas.
References
BRASIL. Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola (PSE), com a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Brasília (DF). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, v. 144, n. 234, p. 02, 05 dez. 2007. Seção 1, pt. 1.
________. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.96 p.: il. – (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Cadernos de Atenção Básica; n. 24).
DAB, Departamento de Atenção Básica. Secretaria de Atenção à Saúde. Ministério da Saúde. Vigilância Alimentar e Nutricional: curvas de crescimento. Disponível em http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_vigilancia_alimentar.php?conteudo=curvas_de_crescimento. Acesso em 27 de setembro de 2016.
FINKELMAN, J., org. Caminhos da saúde no Brasil [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2002. 328 p. ISBN 85-7541-017-2.
GUEDES, D. P.; LOPES, C. C.; GUEDES, J. E. R. P. Reprodutibilidade e validade do questionário internacional de atividade física em adolescentes. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 11, n. 2, p. 151-8, 2005.
SANTOS, Ligia Amparo da Silva. Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis. Revista de Nutrição, Campinas, v. 18, n. 5, p. 681-692, Oct. 2005.
SBEM, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Projeto Escola Saudável. 2016. Disponível em http://www.endocrino.org.br/projeto-escola-saudavel/. Acesso em 24 de maio de 2018.
TOSCANO, José Jean de Oliveira. Qualidade de Vida também é Atividade Física. Maceió: EDUFAL. 2013.
VILARTA, R. A Educação Física e a Promoção da Qualidade de Vida na Escola: Desafios na Saúde de Comunidades Escolares. In: VILARTA, Roberto; BOCCALETTO, Estela Marina Alves (orgs.). Atividade Física e Qualidade de Vida na Escola: Conceitos e Aplicações Dirigidos à Graduação em Educação Física. Campinas, SP: IPES, 2008. p. 11-18.
YOKOTA, Renata Tiene de Carvalho et al. Projeto "a escola promovendo hábitos alimentares saudáveis": comparação de duas estratégias de educação nutricional no Distrito Federal, Brasil. Revista de Nutrição, Campinas, v. 23, n. 1, p. 37-47, Feb. 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).