CONQUISTAS DO BOXE BRASILEIRO NA HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS
Abstract
O boxe foi um dos esportes mais comentados no ano de 2016 devido a conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Nesse contexto, se percebeu a ausência de pesquisas que tecessem sobre a trajetória do esporte no contexto brasileiro, além disso, a recente medalha olímpica abre espaço para discussão inédita científica que trilhe os caminhos percorridos até o ouro, a fim de que pesquisadores possam conhecer a trajetória do esporte no evento olímpico. Destarte, o objetivo desta pesquisa foi identificar e apontar alguns pontos históricos sobre a trajetória do boxe brasileiro nos Jogos Olímpicos. Neste trabalho foi empregada a pesquisa bibliográfica, a partir de jornais eletrônicos. Como resultado, podemos identificar três momentos marcantes na trajetória olímpica do boxe, a saber: o bronze com Servilio de Oliveira, o primeiro medalhista; a prata, com os irmãos Falcão e Adriana Araújo, a primeira medalhista; e o ouro, com Robson Conceição, o primeiro medalhista de ouro da modalidade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).