ACESSIBILIDADE DE UM CENTRO DE TREINAMENTO ESPORTIVO PARA CADEIRANTES
Abstract
A sociedade brasileira tem buscado resolver problemas de inclusão social para pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE), que, segundo o censo do ano 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)2 , consta de cerca de 24,5 milhões de pessoas no Brasil. Grande parte desta população ainda não tem acesso ao esporte, lazer e educação, particularmente, os usuários de cadeiras de rodas, o que deve-se tanto à inadequada configuração dos espaços físicos como, principalmente, à falta de conscientização de profissionais, planejadores e gestores sobre as reais necessidades e peculiaridades de acesso, que são definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) como “Qualquer elemento natural, instalado ou edificado que impeça a aproximação, transferência ou circulação do espaço, mobiliário ou equipamento urbano”3 . A conquista por espaços livres de barreiras arquitetônicas implica a possibilidade e a condição de alcance para que portadores de deficiência utilizem com segurança e autonomia as edificações, mobiliários, os equipamentos urbanos, os transportes e meios de comunicação4. A lei no 10.098 estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência, com o objetivo de eliminar barreiras arquitetônicas que impeçam, reduzam ou retardem a inclusão social.
Palavras-chave: Inclusão, acessibilidade, barreiras arquitetônicas, portadores de deficiência.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).