PLATAFORMA EDUCOPÉDIA: UMA PESQUISA COM DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Glhevysson dos Santos Barros Universidade do Grande Rio https://orcid.org/0000-0002-8917-0430
  • Gláucia Regina da Silva Santos Universidade do Grande Rio
  • Caroline Delfino dos Santos Universidade do Grande Rio
  • Maria Aparecida dos Santos Siqueira Universidade do Grande Rio

Resumo

O presente artigo investiga a concepção de um grupo de docentes de educação física da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) a respeito da plataforma Educopédia, apresentando como objetivo verificar a opinião dos respectivos professores em relação aos seguintes aspectos: o acesso dos alunos à plataforma em ambiente doméstico, formação docente para a utilização da Educopédia nas aulas de educação física e a relação do uso docente do programa com a motivação e apreço discentes pelo mesmo. A pesquisa contou com a participação de 160 docentes, com média de idade de 25 a 34 anos, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário online. Os resultados do estudo revelaram que os docentes compreendem o programa como um importante meio de disponibilização de aulas digitais, no entanto, a análise dos dados revelou que apesar do seu relevante potencial no apoio ao trabalho docente aliado às questões tecnológicas, são necessárias ações para que a Educopédia se torne uma ferramenta de ensino mais atrativa e funcional, no que se refere ao acesso dos profissionais.

Referências

BARACHO, Ana Flávia de Oliveira; GRIPP, Fernando Joaquim; LIMA, Márcio Roberto de. Os exergames e a educação física escolar na cultura digital. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 01, p. 111-126, jan./mar. de 2012.

BARROS, Glhevysson dos Santos; PUGGIAN, Cleonice; TRIANI, Felipe da Silva. A plataforma Educopédia: novo viés para o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de educação física. The FIEP Bulletin, v. 86, p. 1-8, 2016.

BARROS. Glhevysson dos Santos. A Educopédia nas aulas de Educação Física: Um estudo com os professores da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado). Duque de Caxias: Universidade do Grande Rio, 2016.

BIANCHI, Paula. Relato de experiência em mídia-educação (física) com professores da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC. Pesquisa em educação física e mídia: contribuição do LaboMidia/UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

MOURA, Diego Luz; SOUSA, Cleyton Batista. A utilização das novas tecnologias em uma escola experimental do Rio de Janeiro. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 02, p. 346-361, de 2014.

PORTO, Tania Maria Esperon. As tecnologias estão nas escolas. E agora, o que fazer com elas? In: FANTIN, Mônica e RIVOLTELLA, Pier Cesare (org.). Cultural digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas, SP, Papirus, 2012.

RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Educopédia. 2010. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?id=1291370>. Acesso em 10 nov. 2014.

SILVA, Marco. Infoexclusão e analfabetismo digital: desafios para a educação na sociedade da informação e na cibercultura. FREITAS, Maria Teresa de Assunção (org.). Cibercultura e Formação de Professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

WITTIZORECKI, Elisandro Schultz; NETO, Vicente Molina; O trabalho docente dos professores de educação física na rede municipal de ensino de Porto Alegre. Movimento, Porto Alegre, v.11, n.01, p.47-70, jan./abr. de 2005.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

BARROS, Glhevysson dos Santos; SANTOS, Gláucia Regina da Silva; DOS SANTOS, Caroline Delfino; SIQUEIRA, Maria Aparecida dos Santos. PLATAFORMA EDUCOPÉDIA: UMA PESQUISA COM DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Revista Carioca de Educação Física, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 20–27, 2020. Disponível em: https://www.revistacarioca.com.br/revistacarioca/article/view/96. Acesso em: 16 out. 2025.