MMA FITNESS: UMA POSSÍVEL ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
Abstract
O MMA fitness é uma modalidade de atividade física que tem sido desenvolvida em uma academia de artes marciais em Magé, no Rio de Janeiro. No entanto, suas contribuições no que tange à saúde dos seus praticantes ainda são pouco conhecidas. Desse modo, o objetivo desse estudo foi conhecer as contribuições da utilização das estratégias de luta para a promoção da saúde na percepção dos praticantes. Foi desenvolvido um estudo de campo com 12 praticantes da modalidade, homens e mulheres, com média de 1,70 de altura, 28 anos de idade e 80 kg. As aulas aconteciam três vezes por semana, tendo duração de uma hora. Todos os participantes responderam a uma entrevista realizada de maneira individual que tinha como finalidade conhecer a sua percepção sobre a prática do MMA fitness. Os resultados mostraram que, na percepção dos praticantes, os objetivos em praticar a modalidade estavam no campo psíquico, estético e social. Desse modo, o estudo concluiu que, para os praticantes, o MMA fitness têm contribuído para a saúde em diferentes dimensões, sendo uma prática que tem transformado a vida dos praticantes que a aderiram.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).