OS DESAFIOS DO ENSINO DO ATLETISMO NO AMBIENTE ESCOLAR
Abstract
Introdução: O atletismo é considerado como esporte base pela capacidade de trabalhar todas as habilidades motoras humanas. São habilidades essenciais para desenvolvimento motor, necessárias para outras modalidades esportivas, jogos e brincadeiras e que inserido dentro das escolas, fará uma grande diferença no desenvolvimento motor. O atletismo nas aulas de educação física permite que as crianças tenham ganhos, estimulando a prática e promovendo a socialização entre alunos. Objetivos: apontar as dificuldades em inserir o atletismo na escola, identificar as dificuldades da modalidade nesse ambiente e mostrar a importância dessa modalidade na escola, e os benefícios que ela traz aos alunos. Metodologia: O trabalho foi baseado em pesquisas científicas, por meio de livros que tratam sobre mini atletismo de uma forma adaptada, inserindo no ambiente escolar, podendo ajudar os alunos no seu desenvolvimento. Por meio também de artigos da área Educação Física escolar, e de atletismo na escola. Resultados: Bragada (2000) diz que as escolas públicas não possuem espaço para prática de atletismo, assim como Kunz (1998) afirma ser um processo dramático o ensino do atletismo, pois os alunos tem preferencia por atividades com bola, ao invés de saltar, arremessar ou sofrer em uma corrida de maior duração. Segundo Matthiessen (2005) o atletismo é pouco difundido nas escolas, mesmo sendo uma modalidade com poucas necessidades de pessoas e de implementos. Já Oliveira (2006) apresenta motivos que reforçam as práticas do atletismo na escola, como a adaptação das provas em forma de jogos e brincadeiras, adaptando os eventos regulamentares, proporcionando um modelo educativo e instrutivo, assim como o modelo de Mini Atletismo, proposto pela Federação Internacional da modalidade. Conclusão: Para inserir um modelo de atletismo na escola, o melhor é o Mini atletismo, proposto pela federação internacional, que utiliza materiais e espaços adaptados, de forma educativa, divertida e instrutiva.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).