ANÁLISE DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor/innen

  • ERIVELTON FERNANDES FRANÇA Universidade Cruzeiro do Sul
  • BRUNO MARTINS ALVES FERREIRA Universidade Cruzeiro do Sul
  • JOSE ANGELO BARELA Universidade Cruzeiro do Sul

Abstract

O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento motor das habilidades motoras fundamentais de crianças do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental, que tiveram aulas de Educação Física desde o 1º ano do ensino fundamental com profissional da área. A amostra foi composta por 23 crianças, com idade entre 8 e 10 anos, pertencentes ao 3º e 5º ano do ensino fundamental. As crianças pertenciam a uma escola particular da cidade de São Paulo do bairro de São Miguel Paulista. Todas as crianças foram filmadas realizando os subtestes locomotor e controle de objeto do TGMD-2 (Test of Gross Motor Development-II). Após as filmagens, as habilidades motoras foram analisadas por três avaliadores, utilizando os critérios de desempenho para as respectivas habilidades motoras, obtendo os valores brutos e a idade motora equivalente para os dois subtestes. Os resultados revelaram que as crianças do 3º e 5º ano do ensino fundamental apresentam desenvolvimento motor inferior ao esperado para as respectivas idades cronológicas para as habilidades avaliadas. Com base nos resultados do presente estudo, pode-se sugerir que nem mesmo o contexto e o profissional de Educação Física, em conjunto, garantem aos escolares do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental a proficiência motora esperada para as respectivas idades cronológicas, se prática estrutura e informação apropriada não forem direcionadas à este fim.

Literaturhinweise

Barela JA. Perspectiva dos sistemas dinâmicos: teoria e aplicação no estudo de desenvolvimento motor. In: Pellegrini AM. Coletânea de estudos: comportamento motor. São Paulo: Movimento; 1997. p. 11-28.

Barela JA. Aquisição de habilidades motoras: do inexperiente ao habilidoso. Motriz.1999;5:53-7.

Bonifacci P. Children with low motor ability have lower visual-motor integrtion ability but unaffected perceptual skills. Hum Mov Sci. 2004;23:157-68.

Braga RK, Krebs RJ, Valentini NC, Tkac CM. A influência de um programa de intervenção motora no desempenho das habilidades locomotoras de crianças com idade entre 6 e 7 anos. Rev Educ Fis. 2009;20:171-81.

Brauner LM, Valentini NC. Análise do desempenho motor de crianças participantes de um programa de atividades físicas. Rev Educ Fis. 2009;20:205-16.

Castro MB. A influência do contexto nas habilidades motoras fundamentais de pré escolares e escolares [dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2008.

Clark JE. Motor development. Encyclopedia of Human Behavior.1994;3:245-55.

Clark JE. On the problem of motor skill development. JOPERD. 2007;78:39-45.

COTRIM,João Roberto. Desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais em crianças com diferentes oportunidades de prática e instrução no ensino fundamentais. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2010.

Gallahue DL. Understanding motor development in children. Boston: John Wiley & Sons, Inc.; 1982.

Gallahue DL, Ozmun JC. Understanding motor development. Madison, WL: Brown & Benchmark Publishers; 1989.

Gallahue DL, Donnelly FC. Educação física desenvolvimentista para todas as crianças. São Paulo: Phorte; 2008.

LEMOS, Anderson Garcia. Desenvolvimento motor no ensino infantil: efeito da atuação do professor de educação física. 2011. 65 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2011.

Lopes LCO. Actividade física, recreio escolar e desenvolvimento motor [dissertação]. Cidade da Província do Minho: Universidade do Minho; 2006.

Newell KM. Constraints on the development of coordination. In: Wade MG, Whiting HTA. Motor development in children: aspects of coordination and control. Boston,MA: Martin Nighoff; 1986. p. 341-60.

Pang AW, Fong DT. Fundamental motor skill proficiency of Hong Kong children aged 6-9 years. Res Sports Med. 2009;17:125-44.Pellegrini AM, Barela JA. O que o professor deve saber sobre o desenvolvimento motor de seus alunos. In: Micotti MCdO. Alfabetização: assunto para pais e mestres. Rio Claro: Instituto de Biociências; 1998. p. 69-80.

Veröffentlicht

2016-05-10

Zitationsvorschlag

FRANÇA, ERIVELTON FERNANDES; FERREIRA, BRUNO MARTINS ALVES; BARELA, JOSE ANGELO. ANÁLISE DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Carioca de Educação Física, [S. l.], v. 10, 2016. Disponível em: https://www.revistacarioca.com.br/revistacarioca/article/view/13. Acesso em: 13 mai. 2025.