A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SEUS CONTORNOS JURÍDICOS
Resumo
A educação inclusiva brasileira tem beneficiado um número cada vez maior de alunos com algum tipo de necessidade especial. Todavia, apesar desse avanço nos números de alunos beneficiados pela inclusão, por outro lado, em muitos casos, existem escolas que não estão promovendo a inclusão educacional de forma eficaz. A falta de capacitação de docentes para trabalhar com inclusão é um dos motivos mais significativos que promovem a exclusão de muitos alunos nas escolas públicas brasileiras. Não basta afirmar que a instituição de ensino é inclusiva. A inclusão deve ser praticada de verdade e a participação de todos é importante para que os alunos com necessidades especiais possam se sentir a vontade e motivados diariamente. Outro fato que prejudica a efetividade da inclusão escolar é a falta de eficácia das leis. A constituição Federal da República, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Estatuto da Criança e Adolescente, dentre outras legislações, tutelam o direito a educação inclusiva. Apesar de existir todo um aparato legal visando proteger a educação inclusiva, o que se constata na prática é que muitas legislações não produzem os resultados esperados pela sociedade em prol de uma educação inclusiva de qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).