ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumen
O estudo tem como objetivo analisar o conteúdo de aula dos profissionais de Educação Física de colégios da rede privada no estado do Rio de Janeiro com relação às atividades abordadas. A população foi constituída de profissionais que atuam na área da Educação Física Escolar. A amostra, escolhida de forma aleatória e extraída de um universo de professores lotados em 09 escolas da rede privada de ensino da cidade do Rio de Janeiro, bairro Méier, composta por 13 profissionais, sendo 04 do gênero feminino e 09 do gênero masculino, que atuam no Ensino Fundamental. Analisando os resultados obtidos, percebeu-se certo comodismo por parte dos professores, este talvez ligado a alguns fatores como falta de reconhecimento por parte da própria escola. Além disso, pode-se incluir a falta de coragem para ousar ou de vontade para desacomodar-se e de relativizar suas certezas, assim como ausência de um programa de formação continuada regular e o incentivo por parte da escola. Quando o uso didático deste conteúdo é feito sem essa reflexão, a prática perde o sentido e as aulas acabam entrando nos moldes e valores tecnicistas o levando ao fazer por fazer. Sugere-se um estudo posterior em que se possa agregar um número maior de profissionais e de regiões para obter uma dimensão exata desse quadro de conteúdos e estudar o que pode ser feito para transformar este sistema de ensinar a Cultura Corporal do Movimento e não deixar todo o conteúdo da Educação Física ser esquecido pelos profissionais atuantes na área.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).