Padronização do processo de atendimento nas ginásticas em grupo
Résumé
O Procedimento Operacional Padrão (POP), desenvolvido por Colenghi (1997), tem como objetivo descrever detalhadamente as operações necessárias para a realização de uma tarefa. Uma empresa que utiliza tal ferramenta costuma ter um manual de procedimentos, organizado a partir de um fluxograma. Com isso, consegue-se facilitar toda a operação, principalmente quando esta envolve mais colaboradores, além de elevar a qualidade do serviço prestado ao cliente. Deve-se ressaltar que, atualmente, com clientes cada vez mais exigentes e cientes dos seus direitos, deve-se priorizar a qualidade no atendimento, especialmente quando se trata de empresa prestadora de serviço, em um mercado competitivo como o de academias. Frente a isso, este estudo teve como objetivo desenvolver uma padronização do atendimento ao cliente Sesc/SC, aluno de Ginásticas em Grupo, para melhorar a qualidade do serviço a fim de aumentar a fidelização destes alunos. Para isso, criou-se um fluxograma com tarefas a serem desenvolvidas desde o momento em que o aluno procura a academia até quando ele passa a frequentar as aulas, incluindo o que fazer diante de possíveis abstenções. Pôde-se perceber que, após colocar tal padronização em prática, o número de desistência dos alunos de Ginásticas em Grupo diminuiu 70%.
Palavras-chave: Sesc. Ginásticas em Grupo. Padronização.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).