GRADUAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR NAS ARTES MARCIAIS
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar a necessidade de especialização tanto do profissional de artes marciais, como do profissional de educação física que lida com a iniciação de esportes de combate nos alunos do ensino fundamental e médio, sendo de fundamental importância a continuidade histórica e cultural. De forma que os praticantes das diversas artes marciais consigam evoluir de maneira satisfatória para educar o homem social, colaborando ainda mais para instituir preceitos éticos e morais na época atual, aumentando o grau de civilidade da população e melhorando também os resultados pretendidos dos profissionais das artes marciais.Referências
ANTUNES, M. M.; A relação entre as artes marciais e as disciplinas de lutas dos cursos de graduação em educação física. Buenos Aires: EFDEportes Revista Digital, 2009.
BRASIL. Lei Federal nº. 9.696/98, de 01 de setembro de 1998. Dispõe sobre a regulamentação da profissão de educação física e cria os respectivos conselho federal e conselhos regionais de educação física. Brasília, DF, set 1998.
CHI-HSIU, D. W.; Fundamentals of shuai chiao, the ancient chinese fighting art. Taipei: Chinese Culture University, 1984. 101pág.
FREITAS, P. S.; Educação física e esportes para deficientes: coletânea. Uberlândia: UFU, 2000. 148pág.
GREGORIM, C. O.; Dicionário brasileiro da língua portuguesa michaelis. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 2017.
JÚNIOR, L. G.; DRIGO, A. J.; Ponto de vista, a já regulamentada profissão educação física e as artes marciais. São Carlos: UFSC, 2001.
KOPKE, R. C. M.; Geometria, desenho, escola e transdisciplinariedade: abordagens possíveis para educação. Rio De Janeiro: UFRJ, 2006. 225pág.
OLIVEIRA, M. K. DE; Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Ed. Scipione, 2010. 81pág.
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Acórdão. Recurso Especial nº 1012692/RS. 1ª Turma. Administrativo e processual civil. Atividades diversa (dança, ioga, artes marciais) incluídas na atuação do conselho regional profissional por meio de Resolução do Conselho Federal de Educação Física. Relator Min. Benedito Gonçalves. DJe, Brasília, 16 mai. 2011, 42pág.
SOUZA, G. V.; Teoria histórico-cultural e aprendizagem contextualizada. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2011. 5pág.
SILVA, O. O. N.; Vygotsky, inclusão e educação física: possibilidades de intervenção. Buenos Aires: EFDEportes Revista Digital, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).