EFEITOS DO VOLUME DO EXERCÍCIO RESISTIDO EM UMA SESSÃO CONCORRENTE NA REATIVAÇÃO CARDIOVAGAL PÓS-EXERCÍCIO EM JOVENS COM SOBREPESO OU OBESIDADE.
Abstract
Introdução: Os efeitos cardiovasculares da manipulação do volume do exercício resistido (ER) têm sido amplamente investigados. Entretanto, poucos estudos investigaram o efeito de diferentes volumes de ER sobre a reativação vagal pós-exercício, especialmente em indivíduos com sobrepeso e obesidade submetidos a sessões de treinamento concorrente. Objetivo: Analisar o efeito de 1, 3 e 6 séries de ER em uma sessão de treinamento concorrente sobre a reativação cardiovagal pós-exercício em indivíduos com sobrepeso e obesidade. Métodos: Seis participantes (3 homens) com sobrepeso (n=2) ou obesidade (n=4) (22,4 5anos, 32,1 kg/m2) foram submetidos a 4 protocolos de exercícios: 1) Aeróbio (AE), 2) Aeróbio + 1 série de ER (1S), 3) Aeróbio + 3 séries de ER (3S) e 4) Aeróbio + 6 séries de ER (6S). O componente aeróbio foi composto de 30 minutos de exercício em esteira rolante entre 50 e 55% dos valores da frequência cardíaca de reserva. O componente resistido consistiu na realização de 12 repetições (90% de 12 RM) em quatro exercícios para grandes grupos musculares. Os intervalos RR (I-RR) foram registrados em segmentos de 5 minutos em repouso, com o participante sentado, e a cada 10 minutos de recuperação passiva (sentado) pós-exercício por um total de 60 minutos. A reativação cardiovagal foi avaliada por meio do índice SD1 da Plotagem de Poincaré. A comparação entre os protocolos foi realizada a partir da análise da área sob a curva da cinética do índice SD1 durante o período de recuperação (Teste de Friedman, p< 0.05). Resultados: Conforme representado na figura 1, foi observada uma maior depressão cardiovagal no protocolo de 6S comparativamente ao protocolo AE. Não foram observadas diferenças entre os demais protocolos. Conclusão: O aumento do volume do ER em uma sessão concorrente pode retardar a reativação vagal pós-exercício em indivíduos com sobrepeso ou obesidade.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).