REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Abstract
Esse resumo propõe apresentar o panorama da produção científica no que se refere aos estudos sobre a educação física na formação de professores do ponto de vista das representações sociais. Nesse sentido, foi realizada uma análise nos periódicos científicos do campo da educação física brasileira, a saber: Movimento; Motrivivência; Revista Brasileira de Ciências do Esporte; Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Revista da Educação Física – UEM; LICERE; Revista Brasileira de Ciências e Movimento; Pensar a Prática; Revista Brasileira; Conexões; Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. A busca permitiu identificar 12 artigos publicados de 2002 até 2020. Diante da identificação dos 12 trabalhos observou-se que as representações sociais da educação física na formação de professores, inicial e continuada, estão associadas à subárea biodinâmica do campo da educação física, desvelando representações sociais, tanto de professores como de estudantes em formação, vinculadas a uma educação do corpo a partir de uma perspectiva técnica, biológica e desprovida de humanização.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).